segunda-feira, 22 de junho de 2009

Música para ele


Uma das coisas que quero que ele goste é de música, por isso os primeiros investimentos foram feitos nessa área. Agora só me falta comprar umas colunas razoáveis...
Música para bebés, da melhor, aqui, com direcção de Paulo Lameiro. Já comprei o CD e aconselho a todos os pais.
E vídeos dos concertos, também aqui.
Espero um dia poder vir a assistir a um deles com o Manuel!!!

sábado, 20 de junho de 2009

Estar grávida...


Não será fácil falar sobre como é estar grávida, porque a mistura de sentimentos é muito grande. A ver vamos...
Às vezes acho que é a melhor coisa do mundo, sobretudo quando o Manuel mexe e fico a pensar como ele será. Sei que vou ter saudades desta barriga!! Outras vezes queria que ele nascesse logo, para o poder ver e saber que está bem - se está umas horas sem mexer confesso que fico um bocadinho ansiosa!!
A relação com os outros também é complicada: uns dizem que não podemos fazer nada (cuidado com isto, cuidado com aquilo), outros aconselham uma vida mais radical do que anteriormente (estilo "aproveita agora, que depois é tarde!). Mas sobretudo o que mais me chateia é ouvir críticas de pessoas que nunca passaram por esta situação dizer que sigo à risca as recomendações médicas, que estou a levar isto muito a sério e que o meu míudo vai ser um mimado (e vai, mas não considero isso mau. Mimado não é mal-educado). Cada uma vive a gravidez como quer e acho que não devo prejudicar uma vida que não é a minha: este bebé ainda é muito pequeno.
Cá por casa e no trabalho: sim, sinto-me mais cansada(o meu débito cardíaco aumentou 50%, assim como o volume sanguíneo, as necessidades de oxigénio são maiores), apetece-me um ritmo mais lento, custa-me baixar . Por muito queridos que todos sejam, há sempre esforços que tenho de ser eu a fazer...
Os ataques de choro são frequentes, como no outro dia em que cheguei a casa depois de um dia no museu, uma aula de hidro, fiz o jantar, lavei a loiça e à meia-noite estava a lavar roupa à mão (já é tão pouca a que me serve, que não dá para encher a máquina) para levar no dia seguinte. Depois começo a pensar como vai ser quando o bebé nascer... Não dá para tudo! E ainda assim temos as tarefas mais que divididas cá por casa. Será que estou a exigir demais?
Também começam a acontecer coisas que a mim nunca me aconteciam!! Como cair de escadas abaixo. Não entrei em pânico porque não bati com a barriga e o Manuel mexeu logo a seguir, mas passado uns tempos começei a pensar que poderia ter acontecido alguma coisa... Fico sempre preocupada com a fragilidade deste pequeno ser, embora a médica me tenha tranquilizado e dito que ele está muito bem protegido... Ser responsável por outra vida é sempre ser responsável e por enquanto não posso partilhar isso com ninguém.
Por muito acompanhada que seja a nível médico, há coisas que escapam e uma delas é a questão emocional. A minha obstetra disse-me que estava com a placenta um pouco baixa e, embora não fosse motivo para preocupação nesta fase da gravidez (vai subindo à medida que o útero alarga), se a situação se mantivesse teria de ser feita uma cesariana. Entrei em pânico porque queria mesmo um parto natural!! Andei a pesquisar na net e claro que piorou!! Felizmente escrevi um mail para as Doulas de Portugal, que me responderam de forma muito simpática e tranquilizadora, dizendo:
"é prematuro falar em placenta baixa nesta altura. O ideal é que a médica não lhe tivesse dito nada, pois a placenta vai sair desse lugar e neste momento a Marta está simplesmente tensa e ansiosa sem qualquer necessidade e sem poder fazer nada. Porque e caso de verdadeira placenta prévia no final da gestação apenas se pode fazer uma cesariana, essa é uma verdadeira razão para fazer cesariana, MAS o diagnóstico apenas pode ser feito depois das 34 semanas, altura em que o útero vai crescer muito pouco - em comparação ao que vai crescer com 24 semanas..."
Fiquei com muita vontade de ter uma doula!
Enfim, resumindo: estou feliz, mas assustada. Parece que é uma coisa pela qual terei de passar sozinha.
(Tenho sérias dúvidas acerca da publicação deste post por ser tão intímo e sincero.)

domingo, 14 de junho de 2009

A trabalhar nisto...


Entre muitas outras coisas... Fazer estes softies dá-me imenso prazer a ajuda a descontrair. Primeiro estava destinado ao Manuel, mas agora acho que vou ficar com ele para mim (deixo a partilha para mais tarde, se ele quiser). Feito a partir deste fabuloso livro.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Almada Negreiros


Já conhecia esta fotografia, mas não sabia que era o Almada. Fantástica, não é?
(Almada Negreiros fotografado por Vitoriano Braga, c. 1917-18, Divisão Fotográfica do IMC, retirada da mais que útil base da MatrizPIx, aqui.)

A re-ouvir

*

terça-feira, 9 de junho de 2009

Molder e o outro de si mesmo




A maioria das vezes que saio de casa não levo máquina fotográfica, mas por vezes arrependo-me. Foi o que me aconteceu na passada Sexta-feira.
A primeira oportunidade que perdi foi a de fotografar a Faculdade de Belas Artes, ainda instalada no antigo Convento de São Franscisco e com uns corredores de perder a vista ao fim fantásticos. De qualquer maneira, cumpri o propósito de consultar a tese de mestrado de Bruno Marchand (Entre a experiência artística e a prática curatorial: uma introdução à especificidade da curadoria), incontornável para quem estuda museologia e curadoria (e de muito boa qualidade).
Depois acabei por ir visitar a exposição de Jorge Molder, Pinocchio, no espaço Chiado 8, e perdi a segunda oportunidade (talvez na volte com a máquina). As obras são boas (isso não é novidade) mas funcionam no e com o espaço, valorizando-se mutuamente (mérito do comissário que também é o Bruno Marchand). A programação do Chiado 8 está a cargo da Culturgest, na pessoa de Miguel Wandschneider, e é de louvar como um espaço pequeno apresenta uma tal coerência e exposições de tão grande qualidade, sempre com artistas portugueses e com novos comissários. Outra iniciativa de salientar é a presença online de todos os jornais editados, que se podem consultar aqui. E a entrada é gratuita. (Será que tem mais visitantes que o Museu do Chiado?)
As fotografias são do catálogo de Pinocchio.

sábado, 6 de junho de 2009

Aconchegado



Gostava que ficasses assim aconchegado, depois de nasceres (e com um azul tão bonito!). Talvez não seja necessário comprar este, que é caro, uma flanela fofinha servirá...
Pergunto-me como será quando finalmente chegares...
Em vez de fazer a tese ando a ver isto (Jonas Jodie) e isto (Wee Gallery) e isto (Bloesem Kids). Terei tempo para tudo?

sexta-feira, 5 de junho de 2009