segunda-feira, 30 de novembro de 2009

domingo, 29 de novembro de 2009

Cá em casa também é Natal


Desde que saí da casa dos meus pais nunca mais tinha tido árvore, mas este ano, achei que o Manuel ia gostar das luzes... Achei mal, porque ele teima em olhar fixamente para o quadro do Pires Vieira que temos em cima do sofá e para as estantes dos livros. Mas enfim, em mim as luzes surtem o efeito de natal. A árvore, não podendo ser de plástico nem um pinheiro mutilado, é um conjunto de ramos secos pintados a vermelho (foi muito barata no aki, passo a publicidade) e eu gosto (sobretudo porque também não ocupa muito espaço).
Muitas vezes, ocupados com a preocupação das prendas e os preparativos para a grande festa, nem reparamos nos simbolismo destas pequenas tradições. A árvore de natal tem sobretudo uma raíz pagã, vinda sobretudo do norte da Europa. Em Portugal, foi introduzida no século XIX pelo rei D. Fernando (marido de D. Maria II), que todos os anos decorava a sala do Palácio da Ajuda com um enorme pinheiro enfeitado. Até aí só se utilizavam os presépios.
Não resisti e fui pegar o Tratado de História das Religiões, de Mircea Eliade, que diz:
"(...) é em virtude do seu poder, é em virtude do que ela manifesta (e que a supera) que a árvore se torna um objecto religioso. Mas este poder é, por seu turno, validado por uma ontologia: se a árvore está carregada de forças sagradas, é porque é vertical, é porque cresce, é porque perde as folhas e as recupera, porque, por conseguinte, se regenera ("morre" e "rescuscita") inúmeras vezes, porque tem latex, etc. Todas estas validações têm a sua origem na simples contemplação mística da árvore, como "forma" e modalidade biológicas."

sábado, 28 de novembro de 2009


O livro que veio da Loja de Estar, vinha num belíssimo embrulho que nem dava vontade de abrir. Por isso fotografei...

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Quero uma Diana destas...


quero mesmo muito!!
(e vendem-se aqui*)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Simuladores de cores



Como ando a pensar no quarto do Manuel, que só vou fazer em Fevereiro, passei pelo simulador de cores da robiallac (gostei mais das cores deles do que das da cin, de onde já mandei vir o catálogo, mas até agora nada).
Os tons (3) serão verde e azul, mas estou indecisa entre:
verde grama + azul aço + azul mirtilo (primeira imagem)
ou
verde limão + azul tagus + azul picasso (segunda imagem)

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Não resisti e...


... comprei isto, aqui.
LINDO!!!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

*


This work is still in progress.

domingo, 15 de novembro de 2009

Mesas de trabalho


Já tinha tirado esta fotografia, mas não tive coragem de assumir a minha desarrumação até ver isto aqui.

Mais mesas de trabalho
aqui
aqui
e
aqui
(parece que a minha é a única que tem plantas e uma embalagem de Aero Om)

Alguém por aí quer mostrar a sua mesa?

sábado, 14 de novembro de 2009

Quero

ShapeMaker is a set of 25 colourful, geometric design, hand printed, environmentally friendly, rubberwood blocks that can be excitingly arranged to create a menagerie of thousands of surprising creatures and tons of sparkling, imaginative, engaging images that guarantee to delight children from 4 yrs and upwards. The blocks perfectly illustrate millergoodmans commitment to combine function with the highest design principles, producing beautiful, sensitive New Classics in the childrens market.Please visit http://www.millergoodman.com for more information or to purchase.

(Também à venda na Quer)

...is more

“Imagination is more
important than knowledge.
For knowledge is limited
to all we now know
and understand, while
imagination embraces the
entire world, and all there
ever will be to know and
understand.”
Albert Einstein

Roubado aqui*

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Novelo aqui, novelo ali



Grande e pequeno, com diferenças de luz...

Idas...


Continuamos a adorar o sling da Rosa que foi muito útil ontem, na primeira ida do Manuel ao centro da cidade e ao Museu do Chiado. Vimos a exposição do David Claerbout, gostámos e aconselhamos. Pena que o actual director está de partida...

P.S. _ É o fato do Pooh, oferecido pelo tio.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Horácio


Encontrei o Horácio! Foi feito pela Inês e, se bem me lembro, é um papa-formigas que quer comer a lua! Este Inverno vou andar com ele...
Que é feito dos seus amigos?

Fatias Douradas



No Outono lembro-me de não podermos ir brincar para a rua e de ficarmos em casa enquanto a minha avó Clotilde, na cozinha, nos preparava deliciosas fatias douradas.
No Sábado, fiz umas sozinha pela primeira vez, com o primeiro livro de culinária que recebi da tia Guida. Não chegaram - obviamente - aos calcanhares das da minha avó, mas deram para matar saudades.

PS - Na receita falta o pormenor de se polvinhar com canela no fim! É indispensável!

Goodbye Lenin