domingo, 28 de julho de 2013

Domingos em casa

Passámos o Domingo em casa. Nós arrumamos por um lado, ele desarruma por outro (devo dizer "brinca"?). Mas entre máquinas de roupa, sopas e outros que tais [suspiro] ainda dá tempo para umas actividades que salvam o dia!

 

Sempre gostei de teatrinhos de papel (lembram-se deste?). são pequenos mundos que podemos criar do tamanho que quisermos, com as histórias e personagens mais ou menos mirabolantes... Claro que agora tenho muito menos tempo para me dedicar a eles, por isso, desta vez experimentámos um teatrinho da PUKACA e ficámos com vontade de comprar os outros da colecção. (Embora eu comece a ter muita dificuldade em organizar o quarto do M.)

 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Da gratidão



Acho que posso considerar-me uma pessoa com sorte. Diria mesmo, uma pessoa feliz (isto é um palavra tão grande).
Tive quatro avós até tarde. Ainda tenho dois fantásticos avós. Foram eles que construíram a minha infância.
O meu avó Cesário morreu quando eu tinha 23 anos. Todo ele era um sorriso. Tinha os olhos muito brilhantes e as mãos muito magras. Ensinou-me a descascar laranjas e o significado da palavra devagar. Trazia para casa "baraços" (que faziam sempre falta) e molas de roupa que encontrava na rua. Passeava e bebia café e ia dormir para o sofá quando eu ficava à noite na casa da minha avó.
Da minha avó Clotilde não posso dizer muito. O meu corpo é o dela. Uma parte grande de mim morreu com ela e jamais deixarei de sentir saudades. Os olhos da minha avó eram de água e quando digo o nome Clotilde os meus olhos tornam-se também água. Uma das minhas maiores mágoas é que não tenha conhecido o Manuel, sei tão bem como a teria feito feliz.
Mas sou sortuda. Os dois pais da minha mãe vivem. A minha avó Maria e o meu avô Manuel lutaram a vida inteira e ainda lutam, embora de formas diferentes. Nunca, nunca me vou esquecer do tempo em que cantavam à desgarrada nem das manhãs em que o meu avô saía para o trabalho e eu ia dormir para a cama da minha avó. O meu avô Manuel é a pessoa mais bonita que conheço, a minha avó Maria é a mais paciente.
Não sei quanto tempo mais os meus avós vão viver, mas acho que vão chegar aos cem anos! Mas mesmo que isso não aconteça a marca que deixaram em mim e no meu filho (mesmo que ele não sinta isso de uma forma consciente) já é bastante forte. Porque não há nada no mundo mais importante do que aprender a descascar favas ou a dançar a dança do marujinho…

Assim, sendo, que me perdoem os avós: longa vida a todos os bisavós deste mundo!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Clarice, a hora da estrela (post fora do tempo)

Acho que já foi há quase um mês que acabou esta exposição. Fui ver, apesar de ser sobre uma escritora da qual nunca li nada, incrível, não é? A Clarisse foi ficando na lista de livros/autores a ler. Foi ficando e ainda hoje lá permanece. Não deixa de ser estranho ir ver uma exposição assim, deviam proibir a entrada a pessoas como eu (brincadeira).
Conheço gente que leu Clarisse. Por duas vezes me aconteceu um episódio repetido. Alguém que me conhece chega ao pé de mim com ar de caso e diz:
- "Estou a ler um livro, "A Paixão Segundo G.H." Já leste?"
- "Não", respondo.
E quando digo "não" um abismo se abre entre mim e a pessoa, como se já nada mais pudéssemos partilhar. E depois, a leitora olha-me como se toda a sua vida se estivesse a transformar duma forma que eu jamais pudesse entender e a verdade é que muda, de uma maneira subtil mas profunda.
Depois a pessoa desaparece, às vezes para sempre.
É por isso que nunca li este livro. Vou lê-lo este verão.


E a exposição era linda, sim. E a entrevista a Clarisse, com todas as pausas, todas as hesitações e o fumo dos cigarros era maravilhosa...

terça-feira, 16 de julho de 2013

Cut your hair and get a (better) job

Eu era uma miúda "cabelo curto", aliás mesmo quando era pequena - 3 anos - era, como a minha tia dizia, uma Jean Seberg em miniatura (infelizmente fiquei um bocadinho aquém quando cresci, mas enfim...). Agora, tenho o cabelo pelos ombros o que, para mim, é um comprimento inenarrável e com o Verão, isto começa realmente a chatear porque um pessoa quer algo do género "ready to go".
Depois, existe uma espécie de mito urbano sobre mudanças de visual... Li uma vez, numa revista de moda, um artigo que sugeria que as mudanças de visual podem preceder uma mudança de vida. Bem, eu não quero prpriamente mudar de vida, mas um "up grade" era bem vindo... Nesse texto, uma mulher relatava que um dia tinha cortado o cabelo bem curto, no dia seguinte despediu-se do sítio onde trabalhava e na semana a seguir voltava a ser contratada por um salário muito mais elevado... É tentador, não é?
Por último, existe este belíssimo texto, a que fui ter através deste blogue
"Short hair makes others think you have good bones, determination, and an agenda. The shape of your skull is commented on, so are its contents. They can pick you out in a crowd, and you can be recognized from behind, which can be good or bad. But your face is no longer a flat screen surrounded by a curtain: the world sees you in three dimensions."
Joan Juliet Buck, On Short Hair, Vogue

sexta-feira, 12 de julho de 2013

As cartas

Estou em arrumações. As cartas cabem todas numa caixa. Isso é bom, poupa espaço. Estão muitas pessoas aqui dentro. Pessoas mortas. Pessoas que já não sei quem são. Pessoas de quem tenho saudades. Pessoas longínquas. Não me consigo lembrar de todas as caras, mas os nomes estão todos aqui.

Eu própria estou aqui. E tu avó Clotilde. Avô Manuel. Alex. Carla. Hugo. Rui. Juan. Margarida. Dolores. Sandra. Sónia. Susana. Irmão Ivo. Irmã Sara. Irmão João. Eu própria estou aqui.

 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Apps para bloggers apressados

Para uma rapariga como eu, que pouco tempo tem para escrever no blog ou seguir os blogues que mais gosta, descobrir formas de o fazer mais amiúde recorrendo a menos tempo possível tornou-se uma necessidade. Por isso, muitas vezes actualizo o blog através da aplicação do próprio bloguer mas confesso que até agora não estou muito feliz com ela (não consigo inserir links nem formatar as imagens) pelo que estou a experimentar pela primeira vez o Blogsy (é uma app paga, mas parece que vale a pena)

E para ler os meus blogues favoritos, o melhor revelou-se mesmo ser o bloglovin’ (também podem seguir o azuldemarta), enquanto para publicações periódicas, sites, museus e afins utilizo o feedly.
E vocês? Como e donde actualizam o vosso blogue? E como seguem os outros?

 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

A avó veio cá a casa



Sou a mais velha da família e os meus brinquedos passaram primeiro para primos e depois para a minha irmã Sara, mas mesmo assim, quase 30 anos depois resistem! E é tão bom revê-los e ainda mais a serem úteis para o pirralho!
(Confesso que tinha saudades dos PinY Pon e já nem me lembrava que tinha uma tenda! Que maravilha!)

terça-feira, 2 de julho de 2013

Dele

Mesmo depois de um dia de colégio, continuam giros...
Vieram da Vertbaudet, donde normalmente vem uma grande parte do guarda-roupa da cria (e, às vezes, também meu!)