segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

"A paixão arrebatadora que surge com a paternidade pode ser avassaladora para algumas pessoas. Posso assegurar aos pais que esta tempestade de emoções se denomina enamoramento. Os pais estão tão apaixonados que sentem o bebé como uma parte deles. Do ponto de vista de um pediatra, é a melhor coisa que pode acontecer. Este afecto profundo será o suporte para uma infância segura." (via newsletter Doddot)

domingo, 13 de dezembro de 2009

Diário de um bebé aos dois meses de idade

(Este diário é do dia 30 de Novembro, quando fiz dois meses, mas como é sabido a mãe anda sempre a melgar-me e ainda não tinha tido tempo de vir aqui)

Começo à meia-noite, hora em que geralmente ainda estou acordado, que isso de bebés que adormecem às 10 da noite é muito bonito, mas não é para mim!! Confesso que os meus pais se esforçam: cantam baixinho, fazem festinhas, revezam-se entre um e outro para me embalarem e eu acabo por adormer (depois da meia-noite, claro).
Às 4h48 da matina acordei para comer. Nesta altura a minha mãe demora um bocado a reagir e são muitas vezes em que me dá maminha apenas com um olho aberto (se ela já é pitosga com os dois, imaginem com um!!). Bem, nesta altura o ambiente é bastante tranquilo: temos sempre acesa no quarto uma luz azulada e suave que vem do globo; como a mamã não acende mais nenhum candeeiro, eu não desperto e depois da maminha volto logo a adormecer, muito consolado.
Esta noite até foi boa porque depois disto só voltei a acordar às 8h da manhã (normalmente também acordo às 6h) para a maminha e voltei a dormir logo, mas passado um pouco a barriga começou a doer e fiquei muito queixinhas. Ora, é nesta altura que a minha mãe, incapaz de se levantar a tal hora (uma vez que deitamos tarde) se torna adepta do co-sleepping e lá vou eu para a cama dos pais, onde normalmente volto a adormecer - para satisfação da minha progenitora, que é grande adepta da sorna.
Às 11h tinha outra vez fome. Então, a mãe deu beijinho e fomos para a sala para a maminha. O pai estava a ir-se embora (neste dia foi um bocadinho mais tarde) e deu-nos beijinhos de despedida. Ainda me perguntou se eu queria ir com ele para a Ellipse, mas chegámos à conclusão que não era possível pois as maminhas da mãe não estão lá. Depois da comida, a mudança da fralda, onde ouvimos uma caixa de música e falamos e rimos: fico muito contente. Claro, que a mãe só toma o pequeno almoço lá para o meio-dia!! Pôs-me na cama a olhar para o móbil que gira, tem música e eu adoro e depois foi para o pé de mim comer e olhar-me com um ar muito apaixonado!!
Hoje era dia de experiências (a cota tem destes vaipes!!) e como queria fazer a impressão da minha mão no diário de bebé, toca de a pôr em descafeínado e espetá-la na página, mas eu tenho 2 meses e não curto mesmo népias abrir a mão. Resultado: ficou uma bodega, claro! Rabujei e a mamã sentou-se no sofá comigo ao colo, deu beijinhos e adormeci lá para as 12h30.
Meia hora depois, surpresa!, acordei rabujento: mais uma dose de maminha! Depois, fui para o balancé e, como a mãe tinha de tomar banho, fiquei a assistir: gosto do barulho da água a cair e de todas as cores e brilhos da casa de banho.
Fiquei ainda no balancé enquanto a mãe almoçava e adormeci às 15h30, mas não por muito tempo, que uma hora depois estava a rabujar e a ir para o colinho da mamã. Às 17h a mãe tentou pôr-me no berço, mas dez minutos depois rendeu-se às evidências e fui com ela para o computador fazer a tese de mestrado (ainda não tenho um ano e já estou a fazer uma tese!). Mas como aquilo é uma seca, e o que me interessa mesmo é o leitnho, às 17h30 lá fui comer outra vez. Depois, dormi mais ou menos meia hora e às 19h30 mamei mais um bocadinho.
Um pouco depois, a massagem e o banho: a minha parte do dia favorita! Às 20h15 comi mais e voltei a dormir para, uma hora depois voltar a acordar e a mãe ter de me embalar a ver se eu sossegava!
Mas o que é certo é que, como é costume, fiquei acordado até à meia-noite!
FIM

domingo, 6 de dezembro de 2009