sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Amamentar (e não só)

O pintaínho estava cansado e acabou de adormecer. Tenho andado tão atarefada que estou atrasadíssima no diário dele (desde os 3 meses), talvez este fim-de-semana consiga actualizar.
Segunda-feira volto ao trabalho e como ele só tem 5 meses e as recomendações da OMS são para amamentar em exclusivo até aos 6 (muitas das vantagens poden ler-se também aqui), lá terei de ir de bomba atrás. Não se percebem estas licenças de maternidade, nem os pediatras que mandam introduzir sólidos mais cedo (e até a educadora dele disse que já ia sendo altura das papas). No entanto, as vantagens de continuar com leite materno em exclusividade são muitas: menos cólicas, menoa alergias, menos bronquiolites, melhor sistema imunitário (tão importante quando eles vão para os "infectários", que o que o pediatra chama aos infantários). Enfim, claro que isto significou um esforço grande para juntar imenso leitinho (só possível graças à bomba eléctrica da Avent), uma batalha grande para que ele conseguisse habituar-se ao biberão (o que só aconteceu quando finalmente chegaram os Adiri) e actualmente continuar a acordar de noite para amamentar (o que já não aconteceria se ele já estivesse com papas). Enfim, mamã informada e esforçada vale por duas (e a informação é mesmo um dos pontos que contribui para o sucesso da amamentação, como sugere o Manual para o Aleitamento Materno da Unicef)
De resto, ele já está na escolinha e parece gostar (até ri para a educadora!). Pensei que ia ser mais díficil para mim, mas quando chegamos lá elas tiram-o logo dos nossos braços, com um grande sorriso e dizem "Até logo, mamã! Se quiser pode telefonar" e pronto, nem direita a lágrimas nem nada... Nunca telefono: prefiro que gastem o tempo com ele do que comigo.

Como se pode notar pelas fotos, este post não era sobre amamentação, mas sim sobre o quarto do rebento, que deu um trabalhão mas escusou idas ao ikea e afins: reciclar, reciclar, reciclar para não ficarmos com casas todas iguais!! (e ainda faltam uns pormenores)

Espero escrever mais vezes

ANTES...

...E DEPOIS

Sem comentários: