sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Amamentar (e não só)

O pintaínho estava cansado e acabou de adormecer. Tenho andado tão atarefada que estou atrasadíssima no diário dele (desde os 3 meses), talvez este fim-de-semana consiga actualizar.
Segunda-feira volto ao trabalho e como ele só tem 5 meses e as recomendações da OMS são para amamentar em exclusivo até aos 6 (muitas das vantagens poden ler-se também aqui), lá terei de ir de bomba atrás. Não se percebem estas licenças de maternidade, nem os pediatras que mandam introduzir sólidos mais cedo (e até a educadora dele disse que já ia sendo altura das papas). No entanto, as vantagens de continuar com leite materno em exclusividade são muitas: menos cólicas, menoa alergias, menos bronquiolites, melhor sistema imunitário (tão importante quando eles vão para os "infectários", que o que o pediatra chama aos infantários). Enfim, claro que isto significou um esforço grande para juntar imenso leitinho (só possível graças à bomba eléctrica da Avent), uma batalha grande para que ele conseguisse habituar-se ao biberão (o que só aconteceu quando finalmente chegaram os Adiri) e actualmente continuar a acordar de noite para amamentar (o que já não aconteceria se ele já estivesse com papas). Enfim, mamã informada e esforçada vale por duas (e a informação é mesmo um dos pontos que contribui para o sucesso da amamentação, como sugere o Manual para o Aleitamento Materno da Unicef)
De resto, ele já está na escolinha e parece gostar (até ri para a educadora!). Pensei que ia ser mais díficil para mim, mas quando chegamos lá elas tiram-o logo dos nossos braços, com um grande sorriso e dizem "Até logo, mamã! Se quiser pode telefonar" e pronto, nem direita a lágrimas nem nada... Nunca telefono: prefiro que gastem o tempo com ele do que comigo.

Como se pode notar pelas fotos, este post não era sobre amamentação, mas sim sobre o quarto do rebento, que deu um trabalhão mas escusou idas ao ikea e afins: reciclar, reciclar, reciclar para não ficarmos com casas todas iguais!! (e ainda faltam uns pormenores)

Espero escrever mais vezes

ANTES...

...E DEPOIS

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Em teste



Gostei muito do azul aço, mas o verde grama é amarelo demais e vou ter de voltar à loja para ver se fica verde mais verde (tudo daqui). Este Carnaval vamos ter muito trabalho!!!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Et Voilá!



Três anos depois de ter começado este mestrado
247 páginas
7 volumes e 1 cd
343€ em cópias (muitas a cores) e encadernações
2000€ em propinas
Muitos dias de não férias e não folgas
Muitos dias na biblioteca da Gulbenkian (isso vou ter saudades!)
Uma turma cheia de gente fantástica
Uma viagem a Berlim
Muitos livros sobre museus, curadoria e teoria da história da arte lidos

e: apesar de ter ficado com a cabeça em água, é óptimo ver assim tudo pronto e impresso e ficar com um livro (quase) a sério :)))

(a defesa já me dá dores de barriga, que medo)

E para quem quer um cheirinho, aqui fica como começa:
« Devant une image – si récent, si contemporaine soit-elle – le passé en même temps ne cesse jamais de se reconfigurer, puisque cette image ne devient pensable que dans une construction de la mémoire, si n’est pas de la hantise. Devant une image, enfin, nous avons humblement à reconnaître ceci: qu’elle nous survivra probablement, que nous sommes devant elle l’élément fragile, l’élément de passage, et qu’elle est devant nous l’élément du futur, l’élément de la durée. L’image a souvent plus de mémoire et plus d’avenir que l’étant qui la regarde. »
Didi-Huberman, Devant le Temps, 2000, p.10

4 de Fevereiro de 2010