quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Sir Soane´s Museum




Este museu fica em Londres e é especial. Pouco conhecido e menos frequentado pelos turistas, é uma verdadeira surpresa. Por isso escrevo sobre ele. Passo a vida a visitar museus e, às tantas, já todos me parecem iguais. Já todos me parecem "não- lugares", para usar a expressão de Marc Augé. As questões da conservação e mesmo a mania de querer "modernizar" a todo o custo leva a que os museus se assemelhem demasiado uns aos outros .Até mesmo as casas históricas chegam a perder a "patine" do tempo, que na verdade é o que as torna especiais.
Mas o Soane's Museum é uma excepção à regra. Em 1833, quatro anos antes de morrer, este arquitecto inglês deixou ao Estado a sua colecção para que fosse aberta ao público, na condição de que fosse mantida "as nearly as possible in the state in which he shall leave it".
Em 1913 mudou para o número 13 da Lincoln's Inn Fields, que reconstruiu como habitação mas também como museu onde "dispôs a sua colecção para educar e inspirar amadores e estudantes de pintura, arquitectura e escultura". Nessa altura já eram admitidos visitantes no museu desde que não estivesse um tempo húmido!
Em 1995, depois de uma intervenção que demorou cinco anos, o museu foi reaberto ao público. Não existiram tentativas de reformular a exposição da colecção, tal como tinha sido pedido por Soane e se compararmos as aguarelas da época com o espaço que nos é apresentado confirmamos que tudo permanece no sítio. Não há sequer legendas nas salas, apenas discretos textos sobre a sala em que nos encontramos em cima das mesas. No entanto, há funcionários sempre prontos a darem explicações. O gabinete de pinturas é, tal como o nome indica,uma sala repleta de pinturas de alto a baixo e os painéis podem ser abertos, escondendo por trás novas pinturas ou mesmo maquetes de edifícios! No "Dome" (na fotografia) Soane dispôs os bustos clássicos, urnas funerárias e fragmentos de aqruitectura e escultura provavelmente inspirado pelas gravuras de ruínas romanas de Piranesi.
Vale mesmo a pena ir lá ou visitar aqui.

(imagens e citações retiradas de "Sir John Soane's Museum. A short description.")

Sem comentários: