segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

d e s o r d e m

Porque é que a vida dos outros me parece sempre tão certa, tão alinhada, tão dentro do tempo? Todos os fios de cabelo no sítio certo, roupa sem vincos, caras sorridentes...
E a minha, sempre em desalinho, em correrias, em desacertos? Sempre coisas que nunca se acabam de arrumar, meias desencontradas, cabelos fora fora do sítio, tarefas que jamais consigo acabar, planetas em trânsitos estranhos, atrasos e nervos à flor da pele...

Porquê?

"(...) Mas não é por isso que eu tenho uma tara pelo Tiffany's. Ouve. Sabes aqueles dias em que temos o ferro em brasa na cabeça?
- Como estar com a telha?
- Não - respondeu ela, lentamente - Não, a telha é porque estamos a ficar gordos ou às vezes porque a chuva nunca mais pára. Ficamos tristes, pronto. Mas o ferro em brasa é horrível. Temos medo e suamos como tudo, mas não sabemos do que é que temos medo, a não ser que é uma coisa má que nos vai acontecer, mas não sabemos o que é. Nunca sentiste isso?
- Várias vezes. Há quem lhe chame ansiedade.
- Como queiras, ansiedade. Mas como é que te livras disso?
- Bem, um copo pode ajudar.
- Isso eu já tentei. Também tentei a aspirina. O Rusty acha que eu devia fuma marijuana, o que eu fiz por uns tempos, mas só me dá vontade de rir. Descobri que o que me faz melhor é apanhar um táxi e ir até ao Tiffany's. Fico logo mais calma com a serenidade e ar digno que aquilo tem. Não há nada de realmente terrível que nos possa acontecer ali, com aqueles homens de fatos janotas, e o cheiro fantástico da prata e das carteiras de crocodilo. Se eu encontrasse um sítio da vida real que me fizesse sentir como o Tiffany's, não hesitava em comprar mobília e dar um nome ao gato."
Truman Capote, Boneca de Luxo (sim, o título em inglês é muito mais apelativo)


Sem comentários: