sábado, 1 de setembro de 2007

Museu Agrícola (ainda a propósito da curiosidade)









Fascinam-me os objectos para os quais não se percebe, à primeira vista (de quem é leigo no assunto), a utilidade. Normalmente tratam-se até de coisas bastante práticas que tiveram uso num quotidiano mais ou menos afastado (imagino, por exemplo, um neto meu a olhar para um disco de vinil ou uma cassete!).
Procuro nestes objectos aquilo que, depois da utilidade, se torna estética. O que neles há de "objecto de museu", mas de um museu de arte em que a utilidade é posta de lado e o objecto (não sendo contudo artístico) adquire um carácter, se quisermos, poético.
Foi o que me aconteceu no encontro com estas alfaias agrícolas, em Casebres, num passeio com o meu tio Francisco. Segundo ele vieram da ex-União Soviética para a cooperativa local, nos anos 80, com o objectivo de ajudarem na reforma agrária. Hoje em dia, já não são utilizadas e estão ali, ao sol, a ganharem aquela cor fastástica do ferro (?) envelhecido. Não sou muito boa fotógrafa, mas se fosse acho que dariam boas imagens.
Também não sei a denominação de todas, mas a última é uma semeadora: punham-se as sementes nos cilindros grandes e depois estas caiam por uns cones mais pequenos. Todas estas máquinas (tirando a mó) iam atreladas a tratores que também lá estão. Quem souber o que são as outras máquinas e como funcionam, pode dar umas dicas...

Sem comentários: