sábado, 17 de maio de 2008

Três livros na minha mala


Ontem, por acaso ou talvez não, andei com estes três livros atrás. Da Ana Teresa Pereira já sabiam. Há livros que levam a outros. Ibsen. Este levar-me-ia a Ibsen. Mas por questões práticas, não levou. Depois de ter levantado um conjunto de DVd's muito em conta com as óperas de Mozart, pelas Marionetas de Salzburgo (ossos do ofício), lá fui à secção de teatro à procura de Ibsen ou talvez das peças de Henry James. Ibsen era caro e Henry James nem existia, mas havia um livro perdido... Um livrinho de teatro (como se chama a colecção) de José Maria Vieira Mendes. Como já tinha visto "Onde vamos morar" (obrigada, mãe), comprei. Não me arrependi, mas confesso que sou uma fraca leitora do teatro e talvez pouco exigente. Mas também talvez não...

"GABRIELA Não te posso dizer.
Não te posso responder. Não sei.
Não faças perguntas. Não vale a pena.
Não olhes assim para mim.
Não digas que não estavas à espera. Nâo digas nada.
Não olhes assim para mim. Porque é que estás a olhar assim para mim?
Não fiques aí parado.
Não, não me toques. Não vale a pena.
Não tenho pena de ti.
Não estou a olhar para ti. Não te estou a ouvir, não te vou ouvir.
Vais ver que não custa nada. Não digas nada.
Já não estou aqui. Não vala a pena. Já não estou aqui.
Não sei quando vou voltar. Não sei se vou. Não sei se vou voltar.
também não interessa. Não faças essa cara.
Já está a ficar tarde. Que horas são? Já está a ficar tarde.
Tenho de me ir embora. O comboio. Depois fica escuro.
Tenho de ir já.
Não digas nada.
Ficas a tomar conta do teu pai, ficas a tomar conta de ti,
ficas sozinho
eu não me importo
não tenho pena, não tenho pena nenhuma e tu sabes isso.
porque é que estás a fazer essa cara? sabes isso.
Não me interessas. Deixaste de me interessar. Já há muito
tempo. Tiraste-me o apetite, acordo enjoada, não consigo
dormir, sabes isso
e já não há nada
e fazes-me triste e não consigo olhar para ti
não consigo ouvir-te nem quero que faças essa cara
não vale a pena. Arranja outra pessoa, não sei, faz qualquer coisa.
A mim não me interessa. Não sei se volto. Se calhar não volto.
Já está a ficar tarde. tenho de ir.
Não foi tudo mau. Se calhar devia dizer isto. Não foi tudo mau.
Não tenho grande vontade de dizer não foi tudo mau, mas se calhar devia.
Já disse. Mas tu fazes-me mal.
Se calhar também vou ter saudades.
Mas tu não percebes. Ou então percebees.
O mais provável é perceberes. Mas não dizes. Nunca disseste.
VÍTOR Cala-te
"

Ele escreve isto. E só tem menos ano que eu! Mas parece que é verdade, que é assim.

Quanto ao "Ser feliz é imoral?", é um livro que já tenho há seis anos e que de vez em quando volto a respigar. Agora, e muito a propósito, calhou isto:

"Sobre a catarse, o mais vulgarizado critério defende que a virtude catártica se exerce sobre os sentimentos e as emoções de terror e de piedade, mas não é nunca uma purga, porque, se assim fosse, a tragédia apenas serviria para eliminar os próprios efeitos. Porventura poderá haver, na catarse, uma purificação. Um outro efeito em potência na tragédia, e viável pela catarse, é o efeito criador e regenerador. É uma causa-efeito de constituição da comunidade. A este propósito, as obras do encenador jorge Silva Melo com os Artistas Unidos (...) são exemplares. Através delas, as comunidades vão-se constituindo a partir do que é potência em cada um dos sujeitos e que se pode tornar aglomerador de grupos, segundo uma comunicação a nível emotivo e afectivo."

Hoje à noite vou ver isto: KAMP.
Se estiverem deprimidos podem ver o vídeo do post de baixo.

Sem comentários: