terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O melhor da arte contemporânea somos nós


(de resto, como na arte de outras épocas).

Fomos a Évora mesmo no início do ano e, mesmo com chuva, a cidade continua bonita, acolhedora e - atrevo-me a dizer - romântica. Visitámos os sítios do costume, mas passámos muito tempo "fechados" numa exposição que adorei e que é - juro! - de visita obrigatória.
Está no Fórum Eugénio de Almeida - o espaço foi reabilitado e cumpre na perfeição a sua função - e chama-se "Inter[in]venção": é, como se pode ler no site, uma exposição de arte interactiva. Pergunto-me se haverá alguma arte que não seja interactiva, que não exija a presença, o olhar e mesmo o movimento do espectador/visitante (enfim, da pessoa)...
Sei que muita gente tem problemas com a arte contemporânea, que "também fazia aquilo", a quem "aquilo não diz nada" e que não compreendem... Pergunto se compreendem uma sinfonia de Mozart (porque eu não compreendo e gosto na mesma) e, confesso, mesmo com formação em história da arte também há muita arte contemporânea que eu não percebo (não percebo mesmo nada), mas acontece-me ser essa a que gosto mais!
Pois bem, tudo isto para dizer que esta exposição é das MELHORES que vi nos últimos tempos! Que me diverti imenso a jogar com bolas de sabão que não existiam e a cantar a um microfone enquanto desenhos do som da minha voz apareciam num ecrã...É obrigatória para quem NÃO gosta de arte contemporânea (esqueçam lá isso de "tentar perceber", just enjoy) e para quem gosta, não é preciso dizer nada (uma das curadoras é a Claudia Giannetti).
Boa viagem!



Sem comentários: